quarta-feira, 3 de outubro de 2007

A influência da publicidade na alimentação...

Desde cedo existiu consciência da relação entre alimentação e saúde, pelo que houve necessidade de divulgar informação relativa a este tema.
Uma das principais fontes desta informação é a publicidade, outrora impulsionadora dos alimentos saudáveis, hoje apresenta um conteúdo essencialmente apostado no mercado, ocultando os perigos de uma alimentação oca em nutrimentos que são substituídos por substâncias que põem seriamente em causa a saúde dos consumidores.

A falta de legislação que regule o marketing para que apresente conteúdos mais reais e completos começa hoje em dia a revelar as suas catastróficas consequências, devido à enorme importância desta actividade na nossa sociedade.

2 comentários:

Nutricious disse...

Apesar do texto estar bem estruturado, não estamos de acordo quando afirmam que "a publicidade, outrora impulsionadora dos alimentos saudáveis, hoje (..)", pois no nosso ponto de vista, nunca a publicidade fez tanta referência a produtos "saudáveis", ás suas funções bem como á sua composição nutricional.
Reconhecemos que muita desta publicidade pode induzir o público em erro, no entanto, é visível o esforço (com segundas intenções , ou não) de alertar a população para adoptar um estilo de vida cada vez mais saudável!

Nutricionando... disse...

"Estudos internacionais indicam que a maioria dos anuncios televisivos a produtos alimentares são a alimentos de baixo valor nutricional(...)e que estes contabilizam em alguns paises um minimo de 50% da publicidade total alimentar televisiva ascendendo noutros a valores que rondam 75%."

in Nutrícias numero 07, Setembro de 2007.